Renavam 2020 BA: consulta, valor, tabela, como pagar – (DETRAN BA)

Renavam é a sigla usada para designar o Registro Nacional de Veículos Automotores, um código composto por números que desempenha a função de uma carteira de identidade do veículo.

O Renavam é gerado pelo DETRAN BA, que associa a ele informações sobre o veículo, ajudando a identificá-lo. Entre esses dados, destaque para o proprietário, placa, características físicas, transferências de donos e estado, bem como pendências de documentação.

Como armazena informações pontuais sobre o automóvel para identificá-lo, o Renavam é um código único, logo, não há dois ou mais veículos com a mesma numeração no país.

Mas, afinal, para que serve o Renavam? Simples: ele identifica o automóvel na base do DETRAN e possibilita que seu proprietário faça consultas, acompanhando de perto pendências e situação atual do veículo.

É fácil obter o Renavam 2020 BA e utilizá-lo para realizar consultas. Confira, a seguir, como isso é possível e aproveite para verificar as informações sobre seu veículo.

Como saber o Renavam do veículo?

O código do Renavam é informado no canto superior do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Além disso, esse dado pode ser obtido em documentos de transferência de proprietário ou de estado, somente se o automóvel for usado.

Vale lembrar que o número de Renavam funciona como um CPF para o automóvel, por isso, ele não muda e permanece igual, mesmo que troque de dono ou estado. Desse modo, se você atrasou o licenciamento de 2020 continuará a poder usar o seu CRLV antigo para consultar o código do seu veículo.

Como consultar o Renavam 2020 BA

A consulta Renavam 2020 BA possibilita a verificação de informações específicas sobre o veículo, como multas aplicadas, taxas e impostos obrigatórios em aberto ou quitados, entre outros.

Essa consulta pode ser realizada de maneira descomplicada, diretamente no site oficial do DETRAN BA, sem precisar comparecer a um local de atendimento do órgão. Para consultar o Renavam 2020, siga este passo a passo:

  • Acesse o site oficial do DETRAN BA, no endereço http://www.detran.ba.gov.br/;
  • No menu Serviços / Veículos, clique em “Situação de Veículos”;
  • No menu lateral, clique em “Consultar Situação”;
  • Na nova janela aberta automaticamente, selecione que deseja realizar a pesquisa por Renavam;
  • No campo indicado, informe o código do Renavam;
  • Clique em “Pesquisar”, para finalizar o procedimento.
    Renavam 2020 BA: consulta, valor, tabela, como pagar - (DETRAN BA)

Assim que esses passos forem realizados, a página será atualizada e trará informações detalhadas sobre o automóvel, como dados cadastrais no DETRAN BA, licenciamento, IPVA, DPVAT, multas, entre outros.

Ou seja, se você tiver esquecido de pagar o seguro obrigat´ório (DPVAT), que é um imposto obrigatório, mas sem consequências tão drásticas – a melhor forma de conferir o atraso, e emitir a segunda via é pela consulta do Renavam no site oficial.

Quando consultar o Renavam 2020 BA

A consulta Renavam 2020 BA pode ser realizada a qualquer momento, no entanto há situações em que a verificação é obrigatória. Entre elas, destaque para a averiguação e regularização de débitos.

Além disso, também é importante consultar o Renavam 2020 BA na compra de veículos usados ou seminovos, para verificar se estão livres de dívidas e em condições regulares no DETRAN do estado.

Como obter o Renavam 2020 BA

A única forma de obter o Renavam 2020 BA é por meio do licenciamento do veículo, uma vez que o código é gerado e impresso no CRLV. Veículos usados e seminovos já passaram pelo processo de licenciamento, deste modo, já possuem Renavam. No caso de veículos novos (0Km), o licenciamento precisa ser iniciado no DETRAN do estado para obter o CRLV e o código.

Valores para obter o Renavam 2020 BA

O valor do Renavam BA corresponde à taxa cobrada para licenciamento do veículo. Para 2020, a estimativa é que o preço a ser pago pelo licenciamento e emissão do CRLV seja a partir de R$ 120.

A melhor forma de confirmar o valor a ser pago pelo proprietário é verificar o site oficial do DETRAN BA, na parte de licenciamento, que traz informações essenciais para realizá-lo. Basta acessar a página http://www.detran.ba.gov.br/servicos/veiculos/licenciamento.

Tabelas Renavam 2020 BA

Não há tabela ou calendário específico para licenciamento, emissão de CRLV e obtenção do Renavam 2020 BA para veículos novos/0Km, somente para automóveis usados.

tabela-licenciamento-ba

A tabela que define uma data máxima para realização do licenciamento pode ser consultada diretamente no site do DETRAN BA, mas é possível antecipar que ela costuma seguir uma regra: a data de vencimento do IPVA coincide com a do licenciamento. Portanto, programe-se para esses gastos.

Renavam 2020 BA – como pagar

O pagamento para licenciamento do veículo, obtenção do CRLV e, consequentemente, do Renavam 2020 BA deve ser feito em bancos arrecadadores, como o Banco do Brasil, Bradesco e SICOOB.

No caso de veículos 0Km, é preciso comparecer a um dos locais de atendimento do DETRAN BA, iniciar o processo de licenciamento e efetuar o pagamento da guia emitida pelo órgão.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

Renavam 2020 BA: consulta, valor, tabela, como pagar – (DETRAN BA)

Deixe um comentário